A VIDA É ASSIM,
Uma Chance Para Mudar a Vida
O administrador de uma grande empresa de saúde não chegava todo dia a sua sala sem antes visitar todas as seções e departamentos do hospital. Ele era uma pessoa muita querida por todos, até pelos seus subordinados.
Um dia, numa madrugada fria, ao entrar pela frente do prédio, viu um funcionário lavando e esfregando os degraus da escada da entrada sem importar com a brisa gelada que fazia. Aproximou-se e disse-lhe.
- Por que você não faz este trabalho num dia melhor quando não estiver muito frio?
- É que meu chefe pediu que fizesse uma vez por semana. Mas achei que num dia como hoje, quando passam menos gente por aqui por causa do frio, o transtorno para nossos clientes é menor...
O administrador gostou da resposta daquele rapaz de pouco mais de vinte anos.
Alguns dias depois, mandou chamar o seu chefe imediato para saber melhor daquele funcionário.
- Ele é filho do Sr Antônio. Seu pai, também trabalha conosco no cuidar do jardim. Sua mãe é muito doente. Ele quer voltar a estudar para arrumar uma função melhor dentro de nossa empresa. Sua ficha trata-se de uma pessoa interessada pelo trabalho, mas ele mal terminou o ensino médio. Disse-me que ainda não conseguiu entrar para faculdade por falta de dinheiro... – Informou o chefe do rapaz.
- Diga a esse funcionário que venha falar comigo amanhã.
No dia seguinte o rapaz, sentado à frente do administrador. O homem olhou-o nos olhos.
- Vou ajudá-lo a cursar uma faculdade. Anote num papel a quantia que irá precisar, traga a mim: Taxa de matricula, mensalidades, livros... Tudo.
Um sorriso se abriu no rosto daquele jovem; não podia acreditar no que estava acontecendo.
Quando ele trouxe seus cálculos ao patrão, este, antes de programar o pagamento, disse-lhe:
- Existem várias condições das quais não abro mão.
O rapaz ouviu calado, com os olhos bem abertos.
- Primeiro: Não deve dizer a ninguém de onde veio esse dinheiro. – Ele concordou.
Segundo: Deve tirar sempre as notas mais altas.
Terceiro: Isto é um empréstimo. Terá que me devolver cada centavo quando puder. E, por último, deve prometer que, um dia, fará o mesmo por alguém.
O rapaz agradeceu prometendo não o decepcionar.
Todos os meses ele visitava o chefe em seu escritório para relatar o seu progresso na Universidade. Tirou as melhores notas, esteve perto de ser o primeiro da classe.
Durante curso o filho do jardineiro foi bancado pelo amigo patrão.
O jovem, Bacharel começou a pagar a dívida assim que começou a trabalhar como advogado da própria empresa onde limpava as calçadas do estabelecimento naquele dia frio.
Em toda vida ele jamais esqueceu o dia em que lhe deram a oportunidade para ter sucesso. Também se lembrou do juramento de fazer o mesmo por alguém e, desde então, tem ajudado outros jovens a estudar. Mas havia uma promessa que fizera e não podia manter. Por quase vinte anos não revelou a identidade de seu misterioso benfeitor. Acabou, porém, decidindo contar sua história no velório do amigo. Naquele momento de pesar, apesar de prometido, achou que podia inspirar outro a ajudar alguém.
Ele sempre conta esta história. Ela lhe faz lembrar de que, não importa o que façamos na vida nem até onde subamos na escada do sucesso, no fim, seremos lembrados pela forma como ajudamos alguém menos afortunado do que nos.
Há outro motivo para ele gostar de contar esta história: Sou testemunho dela.
Oscar do Carmo Silva – Radialista/Jornalista – MTB-SP – 66.134- saudadedaminhaterra@hotmail.com